Páginas

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Vida, Amor e Riso

"O homem nasce para atingir a vida, mas tudo depende dele... Ele pode seguir respirando, ele pode seguir comendo, ele pode seguir envelhecendo, ele pode seguir se movendo em direção ao túmulo - mas isso não é vida.

...Desenvolver-se significa mover-se a cada momento mais profundamente no princípio da vida... Como desenvolver-se? Simplesmente observe uma árvore. Enquanto a árvore cresce, suas raízes crescem para baixo, tornam-se mais profundas.

Existe um equilíbrio; quanto mais alto a árvore vai, mais fundo as raízes vão. Na vida, desenvolver-se significa crescer profundamente para dentro de si mesmo - que é onde suas raízes estão.

Para mim o primeiro princípio da vida é meditação. Tudo o mais vem em segundo lugar... Meditação significa entrar na sua imortalidade, entrar na sua eternidade, entrar na sua divindade.

...Meditação é apenas um método cirúrgico não convencional que corta tudo aquilo que não é seu e só preserva aquilo que é o seu autêntico ser. Ela queima tudo o mais e o deixa nu, sozinho embaixo do sol, no vento.

O segundo princípio é a peregrinação. A vida deve ser uma busca - não um desejo, mas uma pesquisa: não uma ambição para tornar-se isso, para tornar-se aquilo, um presidente de um país, ou um primeiro-ministro, mas uma pesquisa para encontrar 'Quem sou eu?'.

...Você se torna tão sensível que até a menor folha de grama passa a ter uma importância imensa para você. Sua sensibilidade torna claro para você que essa pequena folha de grama é tão importante para a existência quanto a maior estrela;

...E essa sensibilidade criará novas amizades para você - amizades com árvores, com pássaros, com animais, com montanhas, com rios, com oceanos, com as estrelas. A vida se torna mais rica enquanto o amor cresce, enquanto a amizade cresce...

Quando você se torna mais sensível, a vida se torna maior. Ela não é um pequeno poço, ela se torna oceânica...Toda essa existência se torna a sua família e a não ser que toda essa existência seja a sua família, você não conheceu o que é a vida. - porque homem algum é uma ilha, nós estamos todos conectados.

Nós somos um vasto continente, unidos de mil maneiras. E se o nosso coração não está cheio de amor pelo todo, na mesma proporção a nossa vida é diminuída.

...Faça todas as coisas criativas, faça o melhor a partir do pior - isso é o que eu chamo de arte. E se um homem viveu toda a vida fazendo a todo momento uma beleza, um amor, um desfrute, naturalmente a sua morte será o supremo pico no empenho de toda a sua vida.

...Comece com a meditação e muitas coisas crescerão em você - silêncio, serenidade, êxtase, sensibilidade. E o que quer que venha com a meditação, tente trazer para a sua vida. Compartilhe isso, porque tudo o que é compartilhado cresce mais rápido. E quando você atingir o momento da morte, você saberá que não existe morte...".

OSHO, O Livro da Cura.

8 comentários:

✿ chica disse...

Linda,Mari!Sempre boas aqui! beijos,chica

Anne Lieri disse...

Mari,msg muito linda vc escolheu pra nós!Eu adorei!Bjs,

Sonia disse...

A analogia com a árvore é perfeita, como professora de Biologia e não só por isso, sei que são as raízes que sustentam o crescimento e o desenvolvimento da árvore.Da mesma forma se temos uma boa base na educação, na formação, nos princípios são eles que vão nos manter firmes sob qualquer circunstância.
Grande abraço e obrigada por fazer parte dos 100 seguidores do "mattiva"!
Abraço!

Fernanda Sartori Costa disse...

Mari,
Adorei o texto! Mas hoje vou comentar sobre a imagem!! Linda.... muita delicadeza!
Um beijo.

Malu disse...

Somos dotados de uma grande divindade e é uma pena que muitos não consigam ver estas bênçãos que nos são dadas a todo instante e para atingi-las em toda sua amplitude dependemos realmente de nós...
Um grande abraço e sempre grata pelas suas visitas, minha amiga!!

Suelen Muniz disse...

Palavras de luz,que nos inspiram,nos trazem paz,tão bonito!!!
abraço Mari,=)

Renata Diniz disse...

Mari! Meditar exige calma. E desacelerar em tempos de vida corrida é necessário. Beijos mil!

La Gata Coqueta disse...



Te dejo este manojo de letras en el umbral de la esperanza,
para que te saluden con la voz del trovador
acompañando los anhelos, que vuelan hacia las estrellas
en busca de quimeras…

¡¡Un feliz fin de semana
Alimentando satisfacciones!!

Atte.
María Del Carmen