Páginas

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Vida, Amor e Riso

"O homem nasce para atingir a vida, mas tudo depende dele... Ele pode seguir respirando, ele pode seguir comendo, ele pode seguir envelhecendo, ele pode seguir se movendo em direção ao túmulo - mas isso não é vida.

...Desenvolver-se significa mover-se a cada momento mais profundamente no princípio da vida... Como desenvolver-se? Simplesmente observe uma árvore. Enquanto a árvore cresce, suas raízes crescem para baixo, tornam-se mais profundas.

Existe um equilíbrio; quanto mais alto a árvore vai, mais fundo as raízes vão. Na vida, desenvolver-se significa crescer profundamente para dentro de si mesmo - que é onde suas raízes estão.

Para mim o primeiro princípio da vida é meditação. Tudo o mais vem em segundo lugar... Meditação significa entrar na sua imortalidade, entrar na sua eternidade, entrar na sua divindade.

...Meditação é apenas um método cirúrgico não convencional que corta tudo aquilo que não é seu e só preserva aquilo que é o seu autêntico ser. Ela queima tudo o mais e o deixa nu, sozinho embaixo do sol, no vento.

O segundo princípio é a peregrinação. A vida deve ser uma busca - não um desejo, mas uma pesquisa: não uma ambição para tornar-se isso, para tornar-se aquilo, um presidente de um país, ou um primeiro-ministro, mas uma pesquisa para encontrar 'Quem sou eu?'.

...Você se torna tão sensível que até a menor folha de grama passa a ter uma importância imensa para você. Sua sensibilidade torna claro para você que essa pequena folha de grama é tão importante para a existência quanto a maior estrela;

...E essa sensibilidade criará novas amizades para você - amizades com árvores, com pássaros, com animais, com montanhas, com rios, com oceanos, com as estrelas. A vida se torna mais rica enquanto o amor cresce, enquanto a amizade cresce...

Quando você se torna mais sensível, a vida se torna maior. Ela não é um pequeno poço, ela se torna oceânica...Toda essa existência se torna a sua família e a não ser que toda essa existência seja a sua família, você não conheceu o que é a vida. - porque homem algum é uma ilha, nós estamos todos conectados.

Nós somos um vasto continente, unidos de mil maneiras. E se o nosso coração não está cheio de amor pelo todo, na mesma proporção a nossa vida é diminuída.

...Faça todas as coisas criativas, faça o melhor a partir do pior - isso é o que eu chamo de arte. E se um homem viveu toda a vida fazendo a todo momento uma beleza, um amor, um desfrute, naturalmente a sua morte será o supremo pico no empenho de toda a sua vida.

...Comece com a meditação e muitas coisas crescerão em você - silêncio, serenidade, êxtase, sensibilidade. E o que quer que venha com a meditação, tente trazer para a sua vida. Compartilhe isso, porque tudo o que é compartilhado cresce mais rápido. E quando você atingir o momento da morte, você saberá que não existe morte...".

OSHO, O Livro da Cura.

7 comentários:

chica disse...

Linda,Mari!Sempre boas aqui! beijos,chica

Anne Lieri disse...

Mari,msg muito linda vc escolheu pra nós!Eu adorei!Bjs,

sonia tolfo disse...

A analogia com a árvore é perfeita, como professora de Biologia e não só por isso, sei que são as raízes que sustentam o crescimento e o desenvolvimento da árvore.Da mesma forma se temos uma boa base na educação, na formação, nos princípios são eles que vão nos manter firmes sob qualquer circunstância.
Grande abraço e obrigada por fazer parte dos 100 seguidores do "mattiva"!
Abraço!

Fernanda Sartori Costa disse...

Mari,
Adorei o texto! Mas hoje vou comentar sobre a imagem!! Linda.... muita delicadeza!
Um beijo.

Penélope disse...

Somos dotados de uma grande divindade e é uma pena que muitos não consigam ver estas bênçãos que nos são dadas a todo instante e para atingi-las em toda sua amplitude dependemos realmente de nós...
Um grande abraço e sempre grata pelas suas visitas, minha amiga!!

Suelen Muniz disse...

Palavras de luz,que nos inspiram,nos trazem paz,tão bonito!!!
abraço Mari,=)

Anônimo disse...

Mari! Meditar exige calma. E desacelerar em tempos de vida corrida é necessário. Beijos mil!