Páginas

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Comer e Beber Conscientemente


Comemos muito inconscientemente, automaticamente, como um robô. Se o sabor não for vivido, você estará apenas empanturrando-se. Vá devagar e esteja cônscio do sabor.

Não vá apenas engolindo as coisas. Deguste vagarosamente e torne-se o sabor. Quando você sentir a doçura, torne-se a doçura. E então, isso pode ser sentido por todo o corpo - não somente pela boca, não somente pela língua, isso pode ser sentido por todo o corpo espalhando-se em ondulações.

O que quer que você esteja comendo, sinta o sabor e torne-se esse sabor. Sem nenhum sabor, seus sentidos serão amortecidos. Eles ficarão cada vez mais menos sensíveis.

E com menos sensibilidade, você não será capaz de sentir seu corpo, você não será capaz de sentir seus sentimentos. Dessa forma você apenas permanecerá centrado em sua cabeça.

Quando estiver bebendo água, sinta a frescura. Feche seus olhos, beba-a bem devagar, saboreie-a. Sinta a frescura e sinta que você se tornou a frescura, porque a frescura está sendo transferida da água para você, ela está se tornando uma parte de seu corpo. Sua boca está tocando, sua língua está tocando e a frescura é transferida.

Permita que isso aconteça para todo o seu corpo. Permita suas ondulações se espalharem e você irá sentir uma frescura por todo seu corpo. Dessa maneira sua sensibilidade pode crescer e você pode tornar-se mais vivo e mais preenchido.

Osho, em "The Book of Secrets"

Desejo aos amigos, um abençoado fim de semana!!
Beijos!!♥

6 comentários:

Verena disse...

Adorei o texto, Mari
Mas confesso que para mim, ás vezes, é difícil
comer concientemente...rsrs
Um lindo final de semana para você também
Um beijinho afetuoso de
Verena e Bichinhos

blog da Paraguassu disse...

Olá Mari querida,
Lindo este texto de Osho. Adoro os textos dele. E que grande verdade nos traz esta mensagem. Precisamos é nos conscientizarmos de que tudo o que está escrito ali seja absorvido e realizado.
Só assim, veremos os resultados. Seria uma espécie de "entrega" àquilo que estamos colocando para dentro de nosso
organismo, não? Creio piamente que isto funcione.
Ótima postagem, amiga.
desejo um findi maravilhoso para você.
Grande beijo,
Maria Paraguassu.

Maria Rodrigues disse...

Os textos de Osho são sempre excelentes.
Bom domingo
beijinhos
Maria

Trilhamarupiara disse...

Oii Mari, acho que tudo que nas nossas vidas deve ser assim bem degustado seja alimentos ou momentos, fiz essa reflexão e comparação, e gostei muito do texto! Bjoooosss

Anônimo disse...

OLÁ QUERIDA, BELA ESCOLHA DE TEXTO VIU, ME FAZ LEMBRAR DO LEONARDO BOFF QUE ADORO TANTO, COM O LEMA QUE ELE DIVULGA MUITO SOBRE COMENSALIDADE....BEIJOS QUERIDA...

Anônimo disse...

Oi Mari! Calma e moderação são essenciais para a saúde do corpo e da mente. Beijos e ótima semana!