Páginas

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Meditação: Silenciando a Mente

Você sabe o que é meditar?
Meditar é estar com o corpo relaxado e acionar o melhor de si, seu próprio centro. É calar a mente para ouvir a alma. É integrar corpo, mente e espírito. É simplesmente sentar-se sem fazer nada – não usar o seu corpo nem a sua mente.
Quando meditamos, nossa mente fica num estado que denominamos papel em branco, ou seja, não pensamos em nada, é um simples silenciar e deixar-se ir.
O objetivo primordial é a parada gradativa das ondas mentais. Em outras palavras meditar é buscar o silêncio que existe dentro de você, mas que se perde na agitação do dia-a-dia e na confusão de pensamentos e sentimentos.
Quando você não estiver fazendo absolutamente nada, seja física, ou mentalmente, ou em qualquer outro nível, quando toda a atividade houver cessado e você estiver apenas sendo, você estará meditando. Nesse ponto o corpo fica imóvel e a mente silencia, de modo que seduzimos nosso espírito e então temos acesso a nossa essência, ao nosso verdadeiro eu, ao campo da pura potencialidade.
Quando o ser humano nasce, ele é íntegro, é parte contínua do Universo. Com o passar do tempo, com o estresse diário a que estamos submetidos, nos afastamos dessa união com o todo, dando início a um processo de desintegração – o campo da pouca potencialidade. Esse é o início das doenças – físicas e da alma. A doença nada mais é que saudade do lar. Isso quer dizer que adoecemos porque nos afastamos de nós mesmos, de nossa essência: saudável, feliz, com direito à abundância. A saúde é o estado natural do ser humano.
A mente apaziguada auxilia na prevenção de doenças, acelera a recuperação física e pode também curar.
Muitas pessoas não meditam porque não sabem de fato o que é a meditação, ou acham que precisa-se de técnicas para meditar, ou sentar-se em uma posição específica, ou um horário específico, mas meditação não é necessariamente isso, nem exige tantas coisas como a maioria das pessoas pensa.
Você não precisa sentar-se na posição de lótus; não é preciso se torturar de forma alguma. Use a posição de lótus se você se sentir confortável com ela, caso contrário, opte por uma posição em que esteja totalmente confortável. Nenhuma postura especial é necessária, nenhum tempo especial é necessário, você pode meditar em qualquer lugar, desde que silencioso e confortável para si. Se nada acontecer, não importa. Fique em silêncio, centrado em si mesmo, e um dia, algo acontecerá.
Sempre que você conseguir, pare todo o resto e encontre tempo para apenas ser. Mesmo que seja um único momento em que você não esteja fazendo nada e esteja apenas em seu centro, completamente relaxado, isto é meditação.
Medite. Meditar faz bem para o corpo, para a mente e para o espírito.
 
Carolina Bonanomi

3 comentários:

chica disse...

Mari, lindo isso e como precisamos de momentos assim.Nos recuperam, reenergizam! bjs,chica e linda semana!

Élys disse...

Uma mensagem que esclarece, bastante, o que é meditar. Uma prática que faz um bem enorme.
Minha amiga, beijos.

La Gata Coqueta disse...



Hola amig@, ¿Como estás?
Hoy he pensado en ti, y mirando al cielo le he preguntado a Dios:

¿Cómo es que creas personas tan especiales?
Y él me respondió: no son personas, son mis mejores ángeles…!!

¡¡Feliz fin de semana
llena de benciciones para ti!!

Atte.
María Del Carmen