Páginas

terça-feira, 26 de maio de 2020

Chás Infalíveis para Doenças Respiratórias



Há dados que apontam que nesta época do ano, o inverno, doenças sejam mais comuns de serem transmitidas em qualquer lugar, porém, quem mora em cidade grande sofre diariamente, e em qualquer estação, com a péssima qualidade do ar, que já virou um fator de risco no desenvolvimento das famosas doenças respiratórias, como rinite e sinusite, que muitas vezes se tornam problemas crônicos e não têm cura permanente. Realmente, é uma sina respirar todos os dias um ar poluído e impuro, repleto de poluentes. Se você mora em cidade grande e passa mais tempo com o nariz entupido do que com ele descongestionado e nem se lembra da última vez em que esteve com a respiração boa, saiba que existem meios naturais para, ao menos, apaziguar os sintomas incômodos destas doenças.

Pessoas criadas pelos avós já conhecem e estão habituados à boa e velha eficácia dos mais variados tipos de chá, mas nem sempre se lembram deste artifício milagroso para a cura de dores e doenças. A ótima notícia é que chás de ervas são muitíssimo eficientes e também podem auxiliar no alívio de doenças respiratórias como rinite, sinusite, asma e congestão nasal em todas as faixas etárias. Contudo, é essencial saber com que tipo de doença você está através da identificação dos sintomas, e desta forma, conhecer a maneira mais eficaz de tratá-la.

Comecemos conhecendo melhor a asma, doença que pode causar dificuldade para respirar, dor no peito, tosse e respiração ofegante e seus sintomas, que são geralmente: tosse seca, chiado no peito, dificuldade para respirar, respiração rápida e curta, desconforto torácico e ansiedade, podem aparecer repentinamente. Atenção: o diagnóstico de asma deve ser feito por um profissional. Existem dois tipos de chás que podem ajudar neste caso, veja a seguir os ingredientes e o modo de preparo de ambos:


Chás contra asma

Ingredientes: 1 colher (sopa) de ramos frescos de tomilho; 1 colher (chá) de gengibre ralado; 1/2 litro de água; 2 colheres (sopa) de mel. Modo de preparo: ferva a água; junte o gengibre e o tomilho; jogue por cima a água fervente; tape e deixe de infusão por 10 ou 15 minutos; coe e sirva quente, acrescentando mel a gosto. O ideal é a ingestão de duas xícaras (chá) por dia.Chá número 2 contra asma

Ingredientes: 1 colher (sopa) de folhas de alfazema; 1/2 litro de água. Modo de preparo: ferva as folhas de alfazema na água; coe e espere amornar. O ideal é a ingestão de duas xícaras (chá) por dia.

Já a bronquite, que causa tosse com muco espesso e falta de ar, pode ser diagnosticada pela própria pessoa e seus sintomas mais comuns são tosse com presença de muco, ronco ou chiado no peito, fadiga, dificuldade para respirar e falta de ar, febre e calafrios e desconforto no peito. Os preparos de ervas mais indicados são:

Chás contra bronquite

Ingredientes: 1/2 litro de água; 1 colher (sopa) de folhas de eucalipto picadas; 1 colher (sopa) de folhas de guaco. Modo de preparo: ferva a água por 3 minutos e despeje sobre as ervas em uma panela ou caneca; tampe e deixe abafado por 5 minutos; coe e adoce com mel a gosto. O ideal é a ingestão de 3 xícaras (chá) por dia.

Ingredientes: 1/2 litro de água; 1 colher (sopa) de folhas de guaco. Modo de preparo: ferva a água junto com as folhas de guaco; coe e espere amornar; adoce com mel a gosto. O ideal é a ingestão de 2 xícaras (chá) por dia.

Para congestão nasal, que pode ser causada pela sinusite, por alergias ou infecção viral das vias respiratórias (em seus sintomas pode ocorrer febre e dor facial, olhos lacrimejando e coçando e dor de garganta, uma sensação geral de mal-estar e tosse), o seguinte chá é recomendado:

Chá contra congestão nasal

Ingredientes: 3 colheres (sopa) de gengibre fresco ralado; 1 litro de água. Modo de preparo: ferva todos os ingredientes por 3 minutos; coe. O ideal é a ingestão de 4 xícaras (chá) por dia.

Falando em sinusite e alergias (rinite), também existem chás específicos para aliviar os sintomas destes:

Chá contra rinite

Ingredientes: 1 colher (sopa) de folhas de eucalipto; 1 xícara (chá) de água. Modo de preparo: ferva as folhas de eucalipto e a água; core e espere amornar; adoce com mel a gosto; beba em seguida.

Chá contra sinusite

Ingredientes: 1 colher (sopa) de folhas de hortelã; 1 copo (250ml) de água de coco; 1 colher (sopa) de folhas de espinafre; mel. Modo de preparo: em uma xícara (chá), coloque as folhas de hortelã e despeje água fervente por cima; espere esfriar, coe e coloque no liquidificador; acrescente a água de coco, o espinafre e bata até homogeneizar; adoce com mel a gosto. O ideal é a ingestão de 2 copos (250ml) por dia.



Casos mais graves, como obstrução dos pulmões e pneumonia, não ficam de fora nos benefícios dos chás:

Chá para desobstruir pulmões congestionados

Ingredientes: 1 litro de água; 1 colher (sopa) de folhas frescas de guaco; 1 maçã picada sem sementes. Modo de preparo: ferva a água; desligue e acrescente o guaco e a maçã; tampe e deixe abafado por 5 minutos; coe, adoce com mel a gosto. O ideal é a ingestão de 1 xícara (chá) a cada 8 horas.

Chá contra pneumonia

Ingredientes: 1 litro de água; 2 colheres (sopa) de folhas sexas de sabugueiro. Modo de preparo: ferva a água e as folhas de sabugueiro; deixe descansar por 5 minutos e coe. O ideal é a ingestão de 3 xícaras (chá) por dia.

Se você não está doente e não pretende ficar, a melhor forma de que isso aconteça é também tomando chá! Confira:

Chá para prevenir doenças

Ingredientes: 3 xícaras (chá) de água; 1 xícara (chá) de cascas de abacaxi; 1 folha seca ou fresca de eucalipto. Modo de preparo: ferva a água e retire do fogo; adicione todos os ingredientes, tampe e deixe abafado por 10 minutos; coe. O ideal é a ingestão de 1 xícara (chá) a cada 8 horas.

Apesar de serem muito eficazes no tratamento de doenças e mal-estares, os chás não devem ser o único meio de tratamento. É imprescindível o acompanhamento e a intervenção do médico quando você perceber que algo com sua saúde não anda bem. Muitas vezes o cuidado e a responsabilidade são o melhor remédio, não se automedique, nem negligencie seu bem-estar.

Fonte: Site "Eu Sem Fronteiras"

0 comentários: