Concentre-se na respiração: Deixe entrar o bom e faça sair o mau – esse deve ser o seu mantra enquanto medita. Se focar em seu padrão de respiração ajuda a se concentrar. Sua mente provavelmente irá divagar se você apenas se sentar em algum lugar com os olhos fechados. É preferível se concentrar em algo que não o faça pensar nos pensamentos negativos e na energia que o rodeia. Os exercícios de respiração são uma excelente forma de iniciar a sua prática de meditação.
Escolha uma posição confortável para sentar: Sua postura corporal é muito importante quando se trata de praticar a meditação. Escolha uma posição que seja confortável e equilibrada – mas não se desleixe. Sua coluna deve estar reta e o corpo em perfeito estado de equilíbrio físico. Só então você será capaz de alcançar o equilíbrio emocional e o relaxamento.
Permanecer no presente: É um dos pontos mais importantes a considerar. Concentre-se no que está à mão. Não deixe a sua mente divagar e permaneça no presente. Depois de ter praticado alguns exercícios de respiração, você pode começar a observar as realidades físicas que o rodeiam. Observe os sons e tente discernir sua direção. Você ficará surpreso ao descobrir quantos sons é possível escutar em um lugar aparentemente tranquilo. A concentração aguça suas habilidades de discernimento e você se torna mais perceptivo para as realidades ao seu redor.
Lidando com pensamentos: A meditação é uma técnica de relaxamento, por isso você deve relaxar, não permitindo nenhum pensamento negativo em sua cabeça. No entanto, não se esforce demasiado para “não pensar” – o padrão de pensamentos é natural e eles são obrigados a surgirem em sua mente. Para evitar isso, você deve se concentrar na sua respiração. Você pode até mesmo contar sua respiração se isso o ajudar a se concentrar e a manter sua mente limpa.
A meditação ajuda a relaxar e o torna mais perceptivo para as realidades físicas que o rodeiam. Você basicamente fortalece seu poder de concentração através da meditação e ela o ajudará a entrar em contato com a realidade, com uma abordagem diferente – uma abordagem que é mais positiva e sistemática. Para obter melhores resultados a partir de técnicas de meditação, é necessário que você goste de meditar. Não pense nisso como algo que tem que fazer; pense nisso como uma atividade que lhe dá prazer.
Texto extraído do site "Serenamente"