Páginas

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Jogando Coisas Fora

Toda vez que sentir que sua mente não está tranquila — quando ela estiver tensa, preocupada, alvoroçada, ansiosa, sonhadora —, faça o seguinte: primeiro expire longamente. Comece sempre expirando.

Expire longamente, jogando fora todo o ar que estiver dentro de você, o máximo que puder. Ao jogar fora o ar, o humor também será jogado fora, porque respirar é tudo. Em seguida procure expelir o ar até onde for possível.

Contraia o abdômen e mantenha-o assim durante alguns segundos; não inspire. Deixe o ar fora e não expire durante alguns segundos.

Então deixe o corpo inspirar. Inspire tão profundamente quanto puder. Novamente, pare durante alguns segundos. O intervalo deve ser o mesmo: se você reteve a respiração por três segundos ao expirar, agora retenha a respiração por três segundos após inspirar.

Ponha o ar para fora e retenha a respiração por três segundos; inspire e prenda a respiração por três segundos. Mas o ar precisa ser jogado fora totalmente. Expire totalmente e inspire totalmente, de maneira ritmada.

Inspire, prenda; expire, prenda. Inspire, prenda; expire, prenda. Você sentirá imediatamente uma mudança ocorrer em todo o seu ser. O humor anterior terá desaparecido e um clima novo terá entrado em você.

Osho, em "Meditação: A Primeira e Última Liberdade"


Amigos, desejo que todos nós tenhamos uma semana repleta de paz e harmonia! Beijos!!♥

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Comer e Beber Conscientemente


Comemos muito inconscientemente, automaticamente, como um robô. Se o sabor não for vivido, você estará apenas empanturrando-se. Vá devagar e esteja cônscio do sabor.

Não vá apenas engolindo as coisas. Deguste vagarosamente e torne-se o sabor. Quando você sentir a doçura, torne-se a doçura. E então, isso pode ser sentido por todo o corpo - não somente pela boca, não somente pela língua, isso pode ser sentido por todo o corpo espalhando-se em ondulações.

O que quer que você esteja comendo, sinta o sabor e torne-se esse sabor. Sem nenhum sabor, seus sentidos serão amortecidos. Eles ficarão cada vez mais menos sensíveis.

E com menos sensibilidade, você não será capaz de sentir seu corpo, você não será capaz de sentir seus sentimentos. Dessa forma você apenas permanecerá centrado em sua cabeça.

Quando estiver bebendo água, sinta a frescura. Feche seus olhos, beba-a bem devagar, saboreie-a. Sinta a frescura e sinta que você se tornou a frescura, porque a frescura está sendo transferida da água para você, ela está se tornando uma parte de seu corpo. Sua boca está tocando, sua língua está tocando e a frescura é transferida.

Permita que isso aconteça para todo o seu corpo. Permita suas ondulações se espalharem e você irá sentir uma frescura por todo seu corpo. Dessa maneira sua sensibilidade pode crescer e você pode tornar-se mais vivo e mais preenchido.

Osho, em "The Book of Secrets"

Desejo aos amigos, um abençoado fim de semana!!
Beijos!!♥

quarta-feira, 4 de julho de 2012

A Vida

A vida me ensinou que as pessoas são amigáveis​​, se eu sou amável,

que as pessoas são tristes, se estou triste,

que todos me querem, se eu os quero,

que todos são ruins, se eu os odeio,

que há rostos sorridentes, se eu lhes sorrio,

que há faces amargas, se eu sou amargo,

que o mundo está feliz, se eu estou feliz,

que as pessoas ficam com raiva quando eu estou com raiva,

que as pessoas são gratas, se eu sou grato.

A vida é como um espelho: se você sorri para o espelho, ele sorri de volta.

A atitude que eu tomo perante a vida é a mesma que a vida vai tomar perante mim.

"Quem quer ser amado, ame!"


Mahatma Gandhi

Desejo um dia maravilhoso à todos os meus queridos amigos!!♥



segunda-feira, 2 de julho de 2012

A Arte da Grata Aceitação

Uma vida que não conhece a tristeza, as lágrimas, permanece pobre. A vida precisa conhecer uma variedade enorme de experiências para tornar-se rica. Quanto mais você conhecer diferentes aspectos da existência e ainda assim continuar inteiro e centrado, mais a sua vida se enriquecerá a cada momento, a cada dia.

Olhe sempre para a vida como um processo dialético. Nesta vida, a noite traz o dia. Nesta vida, a morte traz uma nova vida. Nesta vida, a tristeza traz uma nova alegria. Nesta vida, o vazio traz um novo preenchimento. Tudo está em conexão... tudo é parte de um todo orgânico.

Nós criamos os problemas por dividir as coisas. Aprenda a arte de não dividir, e simplesmente continue alerta, vigilante, apreciando o que quer que a vida lhe proporcione.

Apenas lembre-se de uma coisa: aceitar tudo que a vida lhe dá. Se ela lhe dá escuridão, aprecie isso, dance sob as estrelas da noite escura, lembrando-se de que cada noite não é nada mais do que o útero para um novo alvorecer, e que cada dia irá novamente descansar na escuridão da noite.

Quando é outono e as árvores ficam nuas e todas suas folhas caem, observe as velhas folhas voando ao vento, quase dançando. E as árvores, nuas, têm a sua própria beleza e, contrate com o céu; mas elas não irão continuar nuas para sempre. As velhas folhas tiveram que cair apenas parta dar lugar às novas folhas, às novas flores.

A existência continua a renovar a si mesma a todo momento. Você deveria manter-se sintonizado com a existência; nunca peça por nada diferente.

Esta é a raiz básica da miséria: quando é noite, você chora pelo dia; quando é dia, você chora pelo repouso da noite. Então a vida torna-se uma miséria, um inferno. Você pode torná-la um paraíso apenas por aceitar o que quer que lhe seja dado, com um coração agradecido. Não julgue se é bom ou mau. Sua gratidão transformará tudo em uma bela experiência, aprofundará sua consciência, elevará o seu amor e fará de você uma bela flor com muita fragrância.

Aprenda apenas a arte de uma grata aceitação. Buda chamava a isso de filosofia do assim é; não importa o que for, aceite isso como a própria natureza da realidade. Nem mesmo imagine ir contra. Nunca vá contra a corrente; apenas siga o rio onde quer que ele o leve.


Texto extraído do livro Quero viver num planeta que RI - Conceição Trucom

Desejo uma linda e adorável semana à todos, e que a gratidão esteja presente em cada momento, modificando a maneira como olhamos para os acontecimentos que a vida nos traz!!  Beijos!!♥

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Meditação do Riso

Todas as manhãs, ao acordar, antes de abrir os olhos, espreguice-se como um gato. Estique cada fibra do seu corpo.

Após três ou quatro minutos, com os olhos ainda fechados, comece a rir. Durante cinco minutos, simplesmente ria.

No início, você terá que fazer isso acontecer, mas logo o próprio som da sua tentativa causará um riso verdadeiro.

Perca-se no riso. Pode levar alguns dias antes que ele realmente aconteça, pois você não está muito acostumado com esse fenômeno. Mas logo ele será espontâneo e mudará toda a natureza do seu dia.

Para aqueles que têm dificuldade em rir totalmente ou sentem que o riso é falso, Osho sugeriu esta técnica simples:

Pela manhã, bem cedo, antes de comer qualquer coisa, beba quase um litro de água morna com sal. Beba sem parar e rapidamente, do contrário não será capaz de beber muito. Depois, incline-se para a frente e gargareje a fim de provocar o vômito.

Você vomitará toda a água e isso limpará uma passagem em você. Nada mais é preciso. Há um bloqueio nessa passagem. Por isso, toda vez que você rir, ela o freia.

Na ioga, esse é um procedimento necessário. É chamado de 'purificação necessária'. E purifica tremendamente, limpa a passagem, dissolve todos os bloqueios. Você se sentirá bem e limpo durante o dia todo.

O riso, as lágrimas e até mesmo sua voz virão do seu centro mais profundo. Faça isso por dez dias e terá a risada mais gostosa da redondeza!

Osho, em "O Livro Orange"


Então queridos amigos, vamos iniciar o nosso dia com um sorriso de gratidão ao Pai Maior, pela graça de mais um dia! E que com esse novo dia, venham também novas oportunidades de fazer o bem, de auxiliar alguém, de ouvir, de aprender mais, de melhorar...tantas coisas boas podem surgir em um só dia!! Basta abrir os olhos e ver! Acredite! Ame! Agradeça! Sorria, sempre!!
Beijos, e tenham um dia muito feliz!!♥

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Viva Como as Flores

- Mestre, como faço para não me aborrecer?
Algumas pessoas falam demais, outras são ignorantes.
Algumas são indiferentes.
Sinto ódio das que são mentirosas.
Sofro com as que caluniam.
- Pois viva como as flores, advertiu o mestre.
- Como é viver como as flores? - perguntou o discípulo.
Repare nestas flores, continuou o mestre, apontando lírios que cresciam no jardim.
Elas nascem no esterco, entretanto, são puras e perfumadas.
Extraem do adubo malcheiroso tudo que lhes é útil e saudável, mas não permitem que o azedume da terra manche o frescor de suas pétalas.
É justo angustiar-se com as próprias culpas, mas não é sábio permitir que os vícios dos outros o importunem.
Os defeitos deles são deles e não seus. Se não são seus, não há razão para aborrecimento.
Exercite, pois, a virtude de rejeitar todo mal que vem de fora.
Isso é viver como as flores.

Autor Desconhecido (recebido por e-mail).

Hoje é o último dia, amigos!! Última prova! E estarei de férias da faculdade!! Uhuuuuuuuuuuuuuuuuuu!!! Vou aproveitar e colocar tudo em dia: a casa, as visitas aos amigos e blogs, as leituras...Já está tudo programado! Lá em casa vou fazer uma faxina daquelas! Principalmente de energias. Vou me desfazer de tudo o que está parado (e tem coisa!!), desde roupas, calçados, bijus, papelada, bolsas, coisas de casa...Estou pensando se dôo logo tudo ou organizo um "Brechá". Isso mesmo, um "Brechá". Marco um domingo a tarde com as amigas, faço um chá bem gostoso pra nós e cada uma leva um prato de doce ou salgado. Mas o objetivo é que cada participante faça também uma "faxina" em tudo o que não quer mais (roupas, calçados, bolsas, acessórios...o que quiser!) e levem para o "Brechá". Mas não é para vender, não. É para trocar!! Trocamos aquilo que não usamos mais por outras que, para nós, são como novas!! Seria muito divertido!! E o que sobrar, juntamos tudo e levamos à uma instituição. O que vocês acham da minha ideia?? 

Tenham todos um dia repleto de amor e paz!!!
Beijinhos!!♥


terça-feira, 26 de junho de 2012

Trabalho Voluntário

VANTAGENS DO TRABALHO VOLUNTÁRIO

Primeira vantagem do trabalho voluntário: propicia-nos um sentido para a vida.

A afirmação “só merece a felicidade quem acorda todos os dias disposto a conquistá-la” retrata com fidelidade que a felicidade não cai do céu. A felicidade é uma conquista. E, como qualquer conquista, depende do nosso esforço.
Mas, para o nosso próprio bem, esse prazeroso esforço de servir ao próximo é uma das mais benditas ferramentas para ajudar a visualizarmos, com clareza, um sentido para a vida.

Segunda vantagem do trabalho voluntário:Torna-nos mais produtivos em nossa atividade profissional. 


Peter Drucker, certamente o maior consultor do século, há décadas já dizia que o funcionário que presta serviços voluntários, por ser solidário à dor do próximo, é mais produtivo.

Reportagem da revista Exame de 18 dejunho de 1999 traz o seguinte depoimento: “Eu parei de reclamar, me tornei mais otimista e melhorei meu índice de satisfação”— comentário de Leolino Clementino Barbosa Júnior, controlador de manufatura da 3M, após um ano de trabalho voluntário na FEAC (Fundação das Entidades Assistenciais de Campinas).

Conforme o depoimento acima, a pessoa que se aproxima do sofrimento do próximo vê seus problemas pessoais numa outra dimensão, torna-se mais resignada, menos ansiosa. Como consequência, reclamará menos, saberá entender melhor os outros e aprenderá a ouvir mais, atributos estes que, além de tornarem uma pessoa mais realizada, transformam-na num funcionário mais produtivo.

Terceira vantagem do trabalho voluntário: passamos a ter mais saúde

É a Universidade de Harvard que nos passa essa informação.
Depois de dez anos de coletas e análises de dados, uma pesquisa realizada pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, com 2.700 pessoas, chegou às seguintes conclusões:

a) Ajudar o próximo faz bem ao coração;
b) ajudar o próximo faz bem ao sistema imunológico (análises clínicas evidenciaram que, no sangue do traAalhador voluntário, há um aumento de imunoglobulina-A, um anticorpo que ajuda a defender o organismo contra infecções respiratórias);
c) Ajudar o próximo aumenta a expectativa de vida e a vitalidade de maneira geral.
Enfim, ajudar o próximo traz benefícios para a saúde.

O TRABALHO VOLUNTÁRIO

“Se um homem não descobrir algo para morrer ele não está preparado para viver”. Marter Luter King

O trabalho voluntário constrói pontes entre quem tem e quem precisa, em qualquer nível, físico, mental, emocional e espiritual. Conforme Ercília Zilli (espírita) e Valmir Amásio da Silva Fernandes (ateu) demonstram no trabalho de mestrado “A Fé Como Fator De Motivação Para o Trabalho Voluntário” da Fundação Getúlio Vargas, que a fé independente da religião, é um fator de motivação para o trabalho voluntário. O voluntariado é a atividade em que fica mais evidente o melhor que cada um tem e que pode trocar com o outro. As vantagens do trabalho voluntário é propiciar um sentido para a vida, tornar o ser humano mais produtivo em sua atividade profissional, pois quem se aproxima do sofrimento do próximo vê seus problemas pessoais numa outra dimensão, torna-se mais consciente, atento e menos ansioso, conseqüentemente mais realizado e produtivo. Quem o realiza passa a ter mais saúde, participa mais da comunidade, integrando-se e integrando a comunidade na sua vida. Pesquisas comprovaram que esse trabalho faz bem ao coração, ao sistema imunológico, aumenta a expectativa de vida e a vitalidade de maneira geral.


ALKÍNDAR DE OLiVEIRA

Amigos, vamos compartilhar esta idéia!! Todo mundo pode se doar um pouquinho...uma hora por semana que seja!! E faz uma diferença enorme! Não mudaremos o mundo todo, mas com certeza, faremos a diferença no mundo de alguém, e, consequentemente, isso se reflete no mundo todo!!
Hoje, penúltimo dia de provas!!

Beijinhos da Mari!!♥

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Sol Interior

Assim como há um sol do lado de fora, há um sol dentro, também.

O sol exterior nasce e se põe, mas o interior está sempre presente. Ele nunca nasce, nunca se põe - é eterno. Se não conhecermos a luz interior e sua fonte, viveremos na escuridão.

Faça todo o esforço possível para entrar em si mesmo. No início é árduo, mas só no início. É como aprender qualquer arte.

Aprender a nadar é difícil no começo, mas, quando você pega o jeito, é tão fácil que depois você não entende como parecia tão difícil. É possível simplesmente boiar num rio. Não é preciso fazer mais nada.

E é isso que começa a acontecer dentro de você. No começo é preciso certo esforço, certo empenho. Logo você simplesmente boia no rio que corre em seu interior.

E ele o leva a reinos mais e mais profundos de bem-aventurança, a mais e mais luz, à eternidade, a Deus.

Osho, em "Meditações Para o Dia"

Bom dia queridos amigos!! Já estou na finaleira das provas (quarta-feira é a última!), já soube ontem à noite que na cadeira de sexta-feira fui aprovada (ufa!), isto significa uma a menos!! Só mais três dias e tudo volta ao normal!! Prometo que visitarei cada um de vocês, pois estou em dívida com muitos...Adorarei fazer isto, pois é um prazer imenso pra mim visitar os cantinhos de amigos tão especiais!! Obrigada pela cmpreensão de vocês, amigos, e desejo que a nossa semana seja iluminada, com bênçãos de luz e paz em nossos corações, e que Jesus esteja sempre guiando nossos passos!!

Beijos!!♥

sexta-feira, 22 de junho de 2012

A Beleza de Uma Mulher

 Para ter lábios atraentes,
diga palavras doces.
Para ter belos olhos,
procure ver o lado bom das pessoas.
Para ter um corpo esguio,
divida sua comida com os famintos.
Para ter cabelos bonitos,
deixe uma criança passar seus dedos por eles
pelo menos uma vez por dia.
Para ter boa postura,
caminhe com a certeza de que nunca andará sozinho.
Pessoas, muito mais que coisas,
devem ser restauradas, revividas, resgatadas
e redimidas; jamais jogue alguém fora.
Lembre-se que, se alguma vez precisar de uma mão amiga,
você a encontrará no final de seu braço.
Ao ficarmos mais velhos,
descobrimos porque temos duas mãos,
uma para ajudar a nós mesmos,
a outra para ajudar o próximo.
A beleza de uma mulher não está nas roupas que ela veste,
nem no corpo que ela carrega,
ou na forma como penteia o cabelo.
A beleza de uma mulher deve ser vista nos seus olhos,
porque esta é a porta para o seu coração,
o lugar onde o amor reside.
A beleza de uma mulher não está na expressão facial,
 mas a verdadeira beleza de uma mulher
está refletida em sua alma.
Está no carinho que ela amorosamente dá,
na paixão que ela demonstra.
A beleza de uma mulher
cresce com o passar dos anos. 

(Audrey Hepburn)

Beijos, Mari!!♥

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Meditação Para Ter Confiança

Se você sente dificuldade para confiar, então você tem de retroceder. Tem de mergulhar fundo nas suas lembranças. Tem de voltar ao passado. Limpar a mente das impressões do passado. Você deve estar carregando um monte de lixo do passado; livre-se dele.

Essa é a chave para ter confiança: se você conseguir não só recordar tudo isso, mas também se livrar dessas lembranças. Faça isso durante a meditação.

Todo dia, à noite, faça essa retrospectiva durante uma hora. Tente recordar tudo o que aconteceu na sua infância. Quanto mais fundo você for, melhor — porque você esconde muitas coisas que aconteceram, sem deixá-las aflorar na consciência. Deixe que elas venham à superfície.

Se fizer isso todo dia, cada vez irá mais fundo. Primeiro você vai se lembrar de quando tinha em torno de 4 ou 5 anos, e não conseguirá ir além disso. De repente, será como se tivesse diante de você a Muralha da China.

Mas siga adiante — pouco a pouco, você verá que está indo mais fundo: 3 anos, 2 anos... Existe quem já tenha se lembrado de quando saiu do útero da mãe. Há quem tenha lembranças de quando estava dentro do útero e há quem vá além disso, lembrando-se do momento da morte numa vida passada.

Mas se você conseguir chegar ao ponto em que nasceu e puder relembrar esse momento, será uma experiência profunda, dolorosa. Será quase como nascer de novo. Você pode gritar como o bebê gritou pela primeira vez.

Pode se sentir sufocado como o bebê ao sair do útero — porque, por alguns segundos, ele não consegue respirar. Sente um sufocamento terrível: então grita e volta a respirar; a passagem se abre, os pulmões começam a funcionar. Talvez você precise começar desse ponto. Retroceder dali.

Tente outra vez, toda noite. Isso levará de três a nove meses, pelo menos, e todo dia você se sentirá mais aliviado, mais e mais aliviado, e a confiança, por sua vez, irá aumentando simultaneamente.

Depois que o passado estiver claro e você tiver visto tudo o que aconteceu, você se livrará dele. Esta é a chave: tome consciência de tudo o que você tem na memória e você se verá livre disso. A consciência liberta, a inconsciência gera escravidão.

Só assim será possível ter confiança.

Osho, em "Coragem: O Prazer de Viver Perigosamente"



Amigos, continuo no meio do fogo cruzado...muitas provas (todos os dias), trabalho pra entregar e muuuuuuito serviço aqui na Secretaria...Mais um curso à tarde que meu chefe me inscreveu...mas, vou sobreviver!! Desculpem a minha ausência nos cantinhos de vocês, assim que passar este período turbulento, tudo volta ao normal! Também, se não fossem essas fases de correria, a vida não teria graça, seria uma eterna rotina!!

Beijos!!♥