Páginas

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Não Voltar Atrás

Um dos maiores obstáculos para a conquista da paz interior é a insistência da mente em nos manter presos ao passado. Se algum dia, em algum momento, algo deu errado e vivenciamos a experiência da perda, da decepção ou da frustração de algo muito desejado, o ego fará de tudo para nos manter escravizados a esta experiência.

Quanto mais inconscientes formos deste processo, maior será a dificuldade para nos libertarmos e o tempo necessário para isto pode levar meses, anos e até mesmo toda uma vida.

Felizes os que têm a oportunidade de receber da existência a possibilidade de adquirir a consciência acerca de como esta crença negativa se desenvolve. Embora apenas isto não seja suficiente, constitui um passo essencial.

Se quisermos, de fato, deixar o passado para trás, teremos de enfrentar o maior dos obstáculos: o medo. Ele fará de tudo para nos manter paralisados em nossa zona de conforto, com o argumento de que está ali para nos proteger de novos sofrimentos.

Mas, como o crescimento interior só pode acontecer na presença do desafio, em algum momento, seremos pressionados pela vida a abandonar nossa pseudo-segurança e a redescobrir a fonte de coragem e destemor com que chegamos ao mundo.

Antes que a mente e o ego se formassem, nada nos parecia ameaçador, vivíamos num constante estado de alegria, relaxamento e confiança. Recuperar esta condição do Ser, sem se deixar dominar pelo pânico de experimentar o novo, o desconhecido, constitui a maior vitória que podemos alcançar em nossa jornada.

Somente os que não se contentam com uma existência medíocre e possuem uma vocação inabalável para a felicidade, se disporão a enfrentar o que for preciso para se libertar das limitações impostas pela mente e o ego.

Se houver uma vontade firme, aos poucos o desejo de superação se tornará maior do que a resistência, até que, finalmente, o impulso da coragem se fará presente e conseguiremos dar o tão desejado salto.

"Vá fechando os capítulos que você já leu; não há necessidade de ficar voltando e voltando de novo. E nunca julgue nada do passado pela nova perspectiva que está chegando, porque o novo é o novo, incomparavelmente novo. O antigo foi certo dentro de seu próprio contexto, o novo é certo dentro de seu próprio contexto. E os dois são incomparáveis". - Osho.

Elisabeth Cavalcante

3 comentários:

Fernanda Sartori Costa disse...

Mari querida,
Essa mensagem é pra mim hoje.
Vá fechando os capítulos que você já leu...
Lindo, obrigada!
Um beijo.

Élys disse...

AS páginas de Osho sã sempre plenas de sabedoria. Uma página para se ler e reler.
Um grande abraço, minha amiga.
Élys.

silvioafonso disse...

Por que não seguir o blog
dessa bela mulher, hein?

Sou seu fã e seu amigo.

Beijos,




.