Páginas

segunda-feira, 10 de março de 2014

As Essências Florais


Medo, insegurança, culpa, apego, ansiedade, baixa autoestima, são alguns dos distúrbios emocionais que mais acometem o ser humano. Ao se cristalizarem, criam bloqueios que os impedem de ser elaborados e, consequentemente, acabam dificultando a vida da pessoa.

Estes estados emocionais acabam gerando desequilíbrios orgânicos, visto que fazem com que a energia vital fique bloqueada ou seja canalizada de modo inadequado.

As essências florais agem com o intuito de dissolver as couraças emocionais, resgatar a espontaneidade e a autenticidade. Eles nos permitem estabelecer uma conexão harmoniosa com a totalidade de nosso ser, e o contato com a Fonte original da energia vital.

O descobridor dos poderes curativos das flores, o Dr. Edward Bach, nasceu em setembro de 1886, em Moseley, um povoado perto de Birmingham, na Inglaterra. Desde criança demonstrou grande amor pela natureza, forte poder de concentração, excelente humor, profunda intuição e sensibilidade.

Aos 20 anos, ingressou na Faculdade de Medicina de Birmingham. Especializou-se em bacteriologia, imunologia e saúde pública. Durante a I Guerra Mundial trabalhou muito, cuidando de 400 leitos no Hospital Universitário.

Nesta época, o Dr. Bach observou como os pacientes reagiam diante da doença e como esta reação influía em seu curso. Concluiu que no tratamento de doenças, a índole tinha mais importância que o corpo físico.

Em 1929, aos 43 anos de idade, o Dr. Bach era respeitado pelos médicos de toda a Europa. Tinha todo sucesso profissional tanto como clínico como pesquisador mas, obedecendo a sua intuição, abandonou as atividades na cidade e partiu para o campo (Mount Vernon), em busca de novos remédios.

Ele procurava na natureza um remédio que pudesse elevar as vibrações da personalidade, a fim de corrigir o conflito entre o Eu Superior e o Eu Inferior, que gera distúrbios e desequilíbrios no homem.

Bach era uma pessoa muito sensível capaz de sentir reações físicas e emocionais ao se aproximar das plantas, e com essa habilidade e sua determinação interior, passou a pesquisar as essências florais em 1930, com foco na sua própria busca de auto-equilíbrio.

Posteriormente começou a utilizar as tinturas vibracionais com outras pessoas, realizando gratuitamente seus atendimentos. Nesta época mantinha um ambulatório próprio onde atendia pessoas carentes, mas mantinha também seu consultório, que era bastante reconhecido em seu meio.

Ao longo de seis anos, o medico sintetizou o sistema com 38 Essências Florais, e quando verificou a eficácia dos medicamentos e compreendeu a ajuda que poderiam dar à humanidade, em 1936, disse a um de seus colaboradores:
"Minha tarefa está cumprida, minha missão nesse mundo está terminada".
Poucas semanas depois, morreu dormindo. Deixou um conhecimento profundo e simples, a ponto de permitir a automedicação e a prescrição por leigos.

O Dr. Bach pesquisou remédios com o desejo de destiná-los à utilização simples das pessoas, para que elas mesmas pudessem se cuidar a partir da auto-observação. Seu sistema floral foi citado pela Organização Mundial de Saúde como sistema complementar e alternativo de tratamento.

A experiência foi demonstrando que em muitas situações o auto-tratamento não oferece problemas. Mas, nos casos em que a consciência de si mesmo é inexistente e as reações totalmente instintivas, a automedicação não é recomendável, pois dificilmente é possível ao doente fazer interpretações objetivas.

Na década de 80, inspirados pela experiência e propósito de Bach, surgiram muitos outros pesquisadores no mundo. Atualmente existem centenas de sistemas florais em todo o planeta.

Eles constituem um presente do divino para nós seres humanos, o conhecimento que tornou possível refazer a nossa conexão com a natureza, e a consciência de que somos parte indissociável do Todo.


Elisabeth Cavalcante

2 comentários:

sonia tolfo disse...

Aos poucos o uso das essências está se difundindo graças ao conhecimento que iniciou com o Dr Bach.
Boa matéria!
Abraço!
Sonia

chica disse...

As essências e suas propriedades várias nos ajudam a melhoras várias coisas.

Cada vez mais usadas! beijos,lindo restinho de dia!"chica