Páginas

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

O Desafio é uma Bênção

Quantas vezes nos questionamos acerca dos desafios que a vida nos apresenta, indagando o porquê de estarmos vivenciando tal situação?

É natural que isto aconteça, quando ainda estamos totalmente enraizados no ego, já que ele se recusa a aceitar qualquer circunstância que não traga prazer e satisfação plena de seus desejos.


A vida não se ocupa em nos apresentar problemas; ela segue seu objetivo permanente de nos fazer crescer, evoluir e ir sempre além de nossos limites.


A sensação de sacrifício e da necessidade de superar obstáculos intransponíveis é um sentimento que nasce da nossa ainda incipiente capacidade de aceitar o novo, o desconhecido, o inesperado, como uma bênção e não como um castigo.


Enquanto esta verdade não estiver plenamente amadurecida dentro de nós, cada momento desafiador será encarado como um fardo pesado, algo injustamente dirigido a nós pelo divino.


Ora, se o amor é a força que deu origem a tudo o que há, como podemos, então, encarar a existência como um pai severo, que nos pune por algo que sequer imaginamos?


Quando, ao invés de nos lamentarmos, conseguimos finalmente perceber que cada pessoa ou circunstância em nossa vida tem um papel no nosso caminho evolutivo, assim como nós também na vida daqueles que encontramos, passamos, então, a reverenciar o que nos acontece com gratidão, compreendendo que será através desta jornada que alcançaremos, finalmente, a plena consciência do Ser.


Lao-tsu disse: "aceite a situação em que você está, deve ser a situação ideal para você; é por isso que você está nela".


A existência cuida de você. Nada é dado a você sem uma razão. Não é acidental, nada é acidental. Tudo o que é a sua necessidade é dado a você. Se fosse a sua necessidade estar no Himalaia, você estaria no Himalaia. E quando surgir a necessidade, você vai achar que você quer ir para o Himalaia ou o Himalaia virá até você. 

 
Acontece... quando o discípulo está pronto, o mestre chega. E quando o seu silêncio interior está pronto, Deus chega. E tudo que é necessário no caminho é sempre fornecido. A existência cuida.

 
Portanto, não se preocupe. Em vez disso, use a oportunidade. Este mundo de desafios, esta agitação constante do lado de fora, tem que ser utilizada. Você tem que ser uma testemunha disso. Aprenda como não ser afetado por ela.
Aprenda a permanecer inalterado, tocado por ela como uma folha de lótus na água. E então você será grato - porque é só por ser um observador de todo o tumulto que um dia, de repente, "os deuses estão no vale". Você vê o mercado desaparecendo longe, tornando-se um eco. Este é um crescimento real.
E se você pode ser corretamente meditativo nas ocupações comuns da vida, não há nada que não possa acontecer com você. A luz vai começar a circular, você deve apenas observar.

 
Medite na parte da manhã e, em seguida, permaneça perto do seu centro. Vá para o mundo, mas permaneça perto de seu centro, siga lembrando de si mesmo. Permaneça consciente do que você está fazendo.

Osho - O Segredo dos Segredos.

2 comentários:

Trilhamarupiara disse...

Olá Mari, que saudades dessas reflexões e textos sábios, amei, sem duvida só estamos onde devemos estar! Muito bom retornar ao blog, dei uma pausa mas já estava morrendo de saudades! Bjoooosss

MARLENE disse...

querida amiga que texto maravilhoso para nossa reflexão diaria
dei uma passada para recarrear o espirito em boas energias bjs marlene