Páginas

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Gentileza

Danusa Leão em uma de suas crônicas recomendou: "Quando sentar num café e pedir uma caipirinha, no lugar de pedir com a cara amarrada, porque não começar com um sorriso perguntando 'será que vocês têm aqueles cajus maravilhosos para eu tomar com a melhor caipirinha da cidade?'. Se fizer isso, não tenha dúvidas de que vai receber uma resposta à altura - e também um sorriso - e a caipirinha vai ficar melhor ainda." Ou seja, gentileza gerando gentileza, todo mundo se beneficiando, tudo de bom acontecendo. E por tão pouco, não?
Pequenas cortesias, os simples olhares nos olhos quando pedimos algo (por favor, o senhor me dá três pãezinhos, muito obigada), é uma atenção mais que merecida para quem está fazendo sua função com denodo e nos ajudando a levar a vida. E instaura um pouco da mudança que almejamos para o nosso dia a dia. As ações de gentileza e cordialidade não beneficiam só quem as recebe, pois sendo gentis, nos sentimos bem, alegres, instauramos um clima de concórdia e boa vontade à nossa volta.
Gentileza gera amor e paz. Gentileza pode vir de uma palavra, de um gesto e até mesmo de um pensamento. Não é necessário dinheiro para se gerar gentileza. Quando recebemos gentileza, algo mágico acontece. Sentimo-nos predispostos para retribuir a gentileza para aquela pessoa de quem recebemos ou qualquer outra que esteja precisando. Forma-se então uma "corrente do bem".
Olhar nos olhos das pessoas, chamá-las pelo nome, dar um elogio sincero, sorrir, ceder a vaga, estender a mão e ouvir o que os outros têm a dizer são exemplos de momentos únicos e que muitas vezes têm-se tornado raros no nosso cotidiano. Gestos simples como estes evitam e ajudam a diminuir nas pessoas, comportamentos autocentrados, mau-humor, solidão, depressão e até a violência. Através da gentileza podemos construir outro mundo.
A proposta está feita. Experimente uma semana de gentileza geral. Depois avalie e veja o que mudou em sua vida. Se gostar, continue, por favor. A vida agradece!

"Autor Desconhecido"
 
 
Hoje, que é comemorado o Dia Mundial da Gentileza, participei de uma palestra muito interessante, cujo tema era:  "Mudança! O seu sucesso depende dela", com o palestrante Marcelo Bernardes. Até pensei que seria mais uma palestra comum, organizada pela Prefeitura, mas me surpreendi! O cara é muito bom, gente! Além dos slides, dos exemplos pessoais que ele usou de maneira bem humorada, arrancando boas risadas do público, nós cantamos ao som do violão (que ele toca muito bem, por sinal) e assistímos a vídeos maravilhosos, que nos fizeram refletir. A manhã passou voando. O site dele é www.marcelobernardes.com.br, se alguém quiser dar uma espiadinha. Mas, o que mais me encantou foi a forma como ele aborda as mudanças, sempre nos lembrando que a gentileza, o respeito, a harmonia de um ambiente, é o mais importante. Falou também sobre a importância que devemos dar à família, e a todas as pessoas que amamos. Bom, eu saí de lá muito motivada e determinada a fazer valer os meus sonhos e objetivos! Precisamos desses "empurrões" de vez em quando, pois eles nos dão força e motivação, nos tirando dos estados de inércia! Apesar de hoje se comemorar o dia da gentileza, esses pequenos atos devem fazer parte da nossa rotina diária, pois além de contribuir para uma sociedade melhor, ser gentil faz bem para nós mesmos!! Cumpre-se a Lei de Ação e Reação, ou seja, recebemos de acordo com o que damos. Usar de gentileza não custa nada, e a nossa saúde agradece!!
Beijos da Mari!!♥

9 comentários:

PINTA ROXA disse...

Vim deixar um beijo de boa noite.

Luna disse...

a gentileza , amabilidade,tudo o que leva á harmonia
beijinhos

Luciana Zanin disse...

Boa noite...e que seu sono seja de descanso e cheio de sonhos lindos. Borboletas e flores, passarinhos cantando ao despertar de mais um lindo dia. Beijo!!! ♥

Verena disse...

Venho deixar um beijinho para tí, Mari
Obrigada pela sua gentileza e carinho para conosco, sempre
Fique com o Papai do Céu
Verena e Bichinhos

Fernanda Sartori Costa disse...

Mari que legal eu não sabia que hoje é o dia da gentileza!
Adorei,
Um beijo

Duas Moças Prendadas disse...

Demais esse texto, gentileza sempre!
Beijocas, tenha um restinho de semana abençoado!
Lílian-Blog Duas Moças Prendas!

CamomilaRosaeAlecrim disse...

Olá Mari...a lei da ação e reação é uma das mais importantes!
Concordo com tudo que vc escreveu! E vou ver o site que disse!
Obrigada pelas palavras e boas energias que recebo agora cedo!
Bjs e te desejo um ótimo dia!
CamomilaRosa

Mafalda S. disse...

Está mesmo comprovado que é assim. Se quisermos, podemos gerar uma cadeia de gentilezas... basta tentar.

Beijinho

sonia tolfo disse...

Devíamos ter este pensamento em mente sempre: ser gentil não custa nada e rende muito mais gentilezas!
Abraço!
Sonia