Páginas

segunda-feira, 30 de julho de 2012

A Música Como Terapia


Como disse Nietzsche “A vida sem a música seria um erro”. Afinal, como imaginá-la, sem as harmoniosas melodias criadas por tantos mestres do passado? Além disso, num mundo cada vez mais cheio de ruídos, nada como notas musicais bem colocadas para restaurar nossa paz de espírito.

Não é de se estranhar que pesquisas científicas tenham comprovado os benefícios da música a nossa saúde. Seja para nos trazer tranqüilidade, nostalgia, alegria, ânimo ou graça, já em 1500 a.C, Papiros de Kahun, havia observado o bem que a música fazia às mulheres grávidas. Porém, somente após a primeira guerra mundial, foi que as melodias começaram a fazer parte da rotina hospitalar como terapia para veteranos de batalhas. A partir de então, essa terapia não parou de evoluir.

Atualmente existem cursos que formam profissionais que tratam pacientes com problemas físicos, mentais e sociais através do uso da música e dos sons, com a utilização de instrumentos musicais e vocais, possibilitando tratar diversos problemas.

Os profissionais que estudam essa área são os musicoterapeutas, que tratam de distúrbios da fala, pessoas com deficiências auditivas, mentais, estudantes com dificuldades de aprendizado ou até mesmo pacientes com câncer ou AIDS. Além disso, a música ajuda na prevenção de mal de Alzheimer e reduz a ansiedade e a solidão, podendo assim evitar a depressão.

Como também diminui o estresse, deixa o corpo mais relaxado, permitindo que o sistema imunológico fique livre para trabalhar no seu potencial máximo.

Por isso, cante, escute, sinta a melodia e o poder que ela nos transforma!

Extraído do site "Vida em Paz".

Desejo uma semana repleta de luz e paz à todos os amigos!!
Beijos!!♥

3 comentários:

Élys disse...

Um belo texto que mostra algo muito importante, a música como um emento positivamente transformador desde que usada adequadamente.
Beijos,
Élys.

Denise Carreiro disse...

Hoje meu blog Conheça o Espiritismo comemora 2 anos. Estão convidados para a festa. Venha nos prestigiar. Muita paz!

Anônimo disse...

Mari. Hoje vim deixar o meu novo endereço porque o antigo foi desativado. Sua opinião é importante. Será um prazer contar com a sua presença. Muito obrigada.

www.historiaempresa.com
www.crescendojuntas.com

Beijos!