Páginas

terça-feira, 26 de junho de 2012

Trabalho Voluntário

VANTAGENS DO TRABALHO VOLUNTÁRIO

Primeira vantagem do trabalho voluntário: propicia-nos um sentido para a vida.

A afirmação “só merece a felicidade quem acorda todos os dias disposto a conquistá-la” retrata com fidelidade que a felicidade não cai do céu. A felicidade é uma conquista. E, como qualquer conquista, depende do nosso esforço.
Mas, para o nosso próprio bem, esse prazeroso esforço de servir ao próximo é uma das mais benditas ferramentas para ajudar a visualizarmos, com clareza, um sentido para a vida.

Segunda vantagem do trabalho voluntário:Torna-nos mais produtivos em nossa atividade profissional. 


Peter Drucker, certamente o maior consultor do século, há décadas já dizia que o funcionário que presta serviços voluntários, por ser solidário à dor do próximo, é mais produtivo.

Reportagem da revista Exame de 18 dejunho de 1999 traz o seguinte depoimento: “Eu parei de reclamar, me tornei mais otimista e melhorei meu índice de satisfação”— comentário de Leolino Clementino Barbosa Júnior, controlador de manufatura da 3M, após um ano de trabalho voluntário na FEAC (Fundação das Entidades Assistenciais de Campinas).

Conforme o depoimento acima, a pessoa que se aproxima do sofrimento do próximo vê seus problemas pessoais numa outra dimensão, torna-se mais resignada, menos ansiosa. Como consequência, reclamará menos, saberá entender melhor os outros e aprenderá a ouvir mais, atributos estes que, além de tornarem uma pessoa mais realizada, transformam-na num funcionário mais produtivo.

Terceira vantagem do trabalho voluntário: passamos a ter mais saúde

É a Universidade de Harvard que nos passa essa informação.
Depois de dez anos de coletas e análises de dados, uma pesquisa realizada pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, com 2.700 pessoas, chegou às seguintes conclusões:

a) Ajudar o próximo faz bem ao coração;
b) ajudar o próximo faz bem ao sistema imunológico (análises clínicas evidenciaram que, no sangue do traAalhador voluntário, há um aumento de imunoglobulina-A, um anticorpo que ajuda a defender o organismo contra infecções respiratórias);
c) Ajudar o próximo aumenta a expectativa de vida e a vitalidade de maneira geral.
Enfim, ajudar o próximo traz benefícios para a saúde.

O TRABALHO VOLUNTÁRIO

“Se um homem não descobrir algo para morrer ele não está preparado para viver”. Marter Luter King

O trabalho voluntário constrói pontes entre quem tem e quem precisa, em qualquer nível, físico, mental, emocional e espiritual. Conforme Ercília Zilli (espírita) e Valmir Amásio da Silva Fernandes (ateu) demonstram no trabalho de mestrado “A Fé Como Fator De Motivação Para o Trabalho Voluntário” da Fundação Getúlio Vargas, que a fé independente da religião, é um fator de motivação para o trabalho voluntário. O voluntariado é a atividade em que fica mais evidente o melhor que cada um tem e que pode trocar com o outro. As vantagens do trabalho voluntário é propiciar um sentido para a vida, tornar o ser humano mais produtivo em sua atividade profissional, pois quem se aproxima do sofrimento do próximo vê seus problemas pessoais numa outra dimensão, torna-se mais consciente, atento e menos ansioso, conseqüentemente mais realizado e produtivo. Quem o realiza passa a ter mais saúde, participa mais da comunidade, integrando-se e integrando a comunidade na sua vida. Pesquisas comprovaram que esse trabalho faz bem ao coração, ao sistema imunológico, aumenta a expectativa de vida e a vitalidade de maneira geral.


ALKÍNDAR DE OLiVEIRA

Amigos, vamos compartilhar esta idéia!! Todo mundo pode se doar um pouquinho...uma hora por semana que seja!! E faz uma diferença enorme! Não mudaremos o mundo todo, mas com certeza, faremos a diferença no mundo de alguém, e, consequentemente, isso se reflete no mundo todo!!
Hoje, penúltimo dia de provas!!

Beijinhos da Mari!!♥

4 comentários:

Tunin disse...

O trabalho voluntariado ensina-nos a beleza do servir sem nada exigir.É o coração aberto para o próximo. Isto, com certeza, não nos levará aos céus, porque para chegarmos até lá é preciso que entendamos,obedeçamos e pratiquemos aos mandamentos de Deus.
Muito boa a tua postagem.
Abração.

Mafalda S. disse...

Gostei da ideia! Por acaso, onde trabalho temos 7 voluntárias (uma para cada dia da semana). Já são reformadas, mas dizem que este trabalho as realiza muito.

Bjs

Trilhamarupiara disse...

Que belo post, trabalho voluntário enriquece a alma, faz um bem enorme a quem recebe e a quem pratica, trabalhei qdo adolescente em creches como voluntaria mas hj não o faço mais, porém nunca é tarde p voltar! Valeu! Bjoooss

Unknown disse...

Há cm é bom estar aqui ,movida pela músicas,seus belos posts,um recanto para esquecer dos dias tumultuados.Sim fazer o bem faz bem a quem?Quem o fez?Quem recebeu?Serão felizes,se entendessem esse sentimento!Doar-se e receber ao mesmo tempo amor,força,crescimento.Venha fazer parte do nosso blog deixe lá sua marca,um blog que fala de Inclusão mais que isso feito co esse amor que o seu.Um abraço de luz.