Páginas

terça-feira, 5 de junho de 2012

Dia Mundial do Meio Ambiente


O Dia do Meio Ambiente foi constituído para repensarmos o papel do ser humano e seu caminho na Terra.

O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) anunciou hoje que o Brasil, dono de uma das economias que crescem mais rápido no mundo, será a sede das celebrações globais do Dia Mundial do Meio Ambiente (WED, na sigla em inglês), comemorado anualmente no dia 5 de junho.
O tema deste ano: “Economia Verde: Ela te inclui?” convida o mundo a avaliar onde a Economia Verde está no dia-a-dia de cada um e estimar se o desenvolvimento, pelo caminho da Economia Verde, abrange os resultados sociais, econômicos e ambientais necessários em um mundo de 7 bilhões de pessoas, que deve chegar a 9 bilhões de pessoas em 2050.

O Brasil tem o quinto maior território do mundo, com quase 8,5 milhões de Km2 onde vivem mais de 200 milhões de pessoas, o que o torna o quinto país mais populoso do mundo.
Em anos recentes, o Brasil deu grandes passos para resolver problemas como o desmatamento da Amazônia por meio do monitoramento da região.
Estimativas mostram que o Brasil alcançou uma redução significativa de gases causadores de efeito estufa como resultado da redução das taxas de desmatamento.
Segundo o relatório do PNUMA chamado Economia Verde: Caminhos para o Desenvolvimento Sustentável e a Erradicação da Pobreza, o Brasil tem tido uma posição de destaque na construção de uma economia que inclui a reciclagem, a energia renovável e a geração de empregos verdes.
A indústria de reciclagem do Brasil gera um retorno de dois bilhões de dólares, ao passo que reduz as emissões de gases de efeito estufa em dez milhões de toneladas.
Só no Brasil, na China e nos Estados Unidos, a reciclagem, em todas as suas formas, já emprega doze milhões de pessoas.

Fonte : http://www.unep.org/portuguese/wed/brazil/
Gente amiga, hoje é o Dia Mundial do Meio Ambiente, vamos nos conscientizar da necessidade de ajudar a mudar este cenário atual, que é tão desolador! Com pequenos gestos do dia-a-dia podemos contribuir. Reciclar é uma forma de ajudar! A ganância da humanidade levará à extinção, não só da nossa espécie, mas de todas as espécies do planeta! A Terra pede socorro! Vamos ouvir o seu grito de alerta, antes que seja tarde demais...
"Quando a última árvore tiver caído, quando o último rio tiver secado e o último peixe for pescado, vocês vão entender que dinheiro não se come".
(Provérbio Indígena)

Beijos!♥

5 comentários:

soninha disse...

Parabéns pela beleza de texto e obrigada por compartilhar conosco.
abraços

Anônimo disse...

Oi Mari! Gostei muitíssimo do provérbio. Beijos e meu carinho!

Mafalda S. disse...

Por acaso não sabia.

Também acho que pequenos gestos do nosso dia-a-dia, poderiam melhorar muito a situação ambiental.

Beijinho

Beleza Natural disse...

Olá Mary! Não sabia que hoje era dia do ambiente. É realmente preocupante o que vem acontecendo no meio ambiente, pois um dia o planeta lindo que hoje conhecemos pode estar destruído e a culpa é nossa seres humanos que estamos esgotando os recursos da terra e contribuindo para a extinção de espécies. Actualmente eu já faço a reciclagem na minha casa e estou usando energia solar para algumas lâmpadas. É pouco mas todos juntos poderá ser muito.
Beijinhos

Simone butterfly disse...

Seu blog tem uma energia muito boa, dar até vontade de entrar e não sair maias, beijinhos e Shalom♥