Páginas

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Voluntariado

Você sabe o que é "voluntariado"??
De acordo com o dicionário Aurélio, voluntariado é “qualidade ou condição de voluntário”. Por sua vez, voluntário é “aquele que executa tarefas sem pagamento algum”, normalmente, visando ao bem de outra pessoa, como os doadores de sangue, as pessoas que recolhem e distribuem donativos.
A partir da definição, podemos pensar: “o que faz uma pessoa ser voluntaria neste mundo tão materialista e individualista”? Eu responderia: o amor ao próximo. E, quando digo isso, não estou me baseando em religião nem em filosofia, mas na realidade em que vivemos.
Voluntariado é uma ação humana, rica e solidária. Voluntariado é ação, escolha. Voluntariado é compromisso, e uma ferramenta de integração social.
E o melhor de tudo, é que quem realmente é beneficiado com o trabalho, é o próprio voluntário. Não tem recompensa maior do que ver um sorriso, e saber que você foi o responsável por ele. Não pense que ao doar algumas poucas horas da sua semana, você estará fazendo um bem enorme somente às pessoas que nem conhece. O bem maior é para o voluntário. Aprendemos muito mais com as pessoas do que elas conosco. Aprendemos a ser mais humanas, mais simples, mais alegres, menos materialistas, menos egoístas. Aprendemos a valorizar o que temos e a agradecer mais. Aprendemos a valorizar até as coisas mais comuns, como o simples fato de andar, ouvir, falar...E o mais importante, é que aprendemos a amar. Amar de verdade, sem preconceitos, sem imposições, sem cobranças...amar pelo simples fato de amar....
Pode ter certeza, não existe sentimento melhor. Devemos nos lembrar que somente levamos para a eternidade as nossas ações. Pois as nossas ações são o que nos torna pessoas melhores ou piores. Pense nisso! Abaixo vou deixar alguns links para quem quiser se informar sobre o assunto.

http://sbebm.org.br/blog/cursos/voluntario/

http://www.voluntarios.com.br/

http://www.parceirosvoluntarios.org.br/

Desejo a todos uma semana iluminada, cheia de oportunidades e felicidade!!
Beijos
Mari

5 comentários:

Jean Rehermann disse...

Muito importante o voluntariado, tenho visto algumas ações e realmente é um movimento que está crescendo e tomando forma, graças à Deus!!!

Maria José Rezende de Lacerda disse...

Olá Mari. É importante dedicarmos algumas horas semanais a um trabalho voluntário. Quem ganha somos nós, em primeiro lugar. Beijos.

ValeriaC disse...

Que maravilha, o trabalho voluntário é colocar literalmente o amor em ação.
Feliz tarde, beijos,
Valéria

Élys disse...

O trabalho voluntário é o coração trabalhando.

Lindo, também este seu outro blog e já estou ficando por aqui.
Beijos.

nessinha disse...

É uma atividade gratificante, que depois que começamos não queremos mais deixar de fazer e cada vez queremos fazer mais!!!